O
Domingo foi instituído pelo imperador romano Constantino em 7 de março
de 321 d.C, como Dia do Sol ( Sunday ), dia pagão que já era observado a
longo tempo no 1º dia da semana, a Igreja Católica aderiu em 364 d.C,
através do Concílio de Laodicéia, já como Domingo (dia do Senhor)
abolindo o Sábado, que eles alegaram ser somente dos judeus.
Veja na Enciclopédia on-line:
Na Enciclopédia Britânica podemos ler claramente:
"O
mais antigo reconhecimento da observância do domingo como uma obrigação
legal é uma constituição de Constantino, de 321 d.C., decretando que
todas as cortes de justiça, habitantes de cidades e oficinas repousassem
no (venerabili die Solis), exceção feita apenas àqueles que estivesses
ocupados em trabalho de agricultura". - Enciclopédia Britânica (11ª
Edição.) Artigo - "Domingo".
"Constantino
o Grande fez uma lei para todo o império, (321 d.C.), instituindo que o
Domingo fosse observado como dia de repouso em todas as cidades e
vilas; mas permitindo que os camponeses prosseguissem em seus
trabalhos". - Enciclopédia Americana, artigo Sábado.
"A
idéia de transpor a solenidade do Sábado para o Domingo, é uma idéia
estranha ao cristianismo primitivo. O Domingo foi justaposto ao
Sábado"."Foi um ecletismo político de Constantino que queria agradar
tanto a cristãos como a pagãos adoradores do sol". A Grande Enciclopédia
Portuguesa e Brasileira. Vol. IX pág. 232 item Domingo.
ADORADORES DO SOL SEGUIDORES DE JESUS
Pagãos. Cristãos.
Constantino promoveu a união do paganismo com o cristianismo.
Veja abaixo os dois símbolos juntos:
No
Concílio de Laodicéia de forma oficial e sem nenhuma intervenção
divina, o Poder Papal mudou o dia de guarda, o Sábado para o Domingo:
"Os cristãos não devem judaizar, ou estar ociosos no Sábado, mas
trabalharão nesse dia; o Dia do Senhor (Domingo), entretanto, o honrarão
especialmente; e como Cristãos não devem se possível fazer qualquer
trabalho nele. Se, porém, forem achados judaizando, serão separados de
Cristo".(Cânon 29, do Concílio de Laodicéia, em 364 d.C.).
E O 4º MANDAMENTO MUDADO PARA O DOMINGO?
O frei Mauro responde em seu livro na pág. 65
"A
Bíblia fala em guardar o Sábado como o dia do Senhor; a Igreja manda
observar o Domingo. O importante é a observância do dia do Senhor".
O
frei diz mais: "A palavra Domingo'' como designativo do dia do Senhor
(dies domini) foi usada na Igreja pela primeira vez por são Justino".
"Bíblia: Perguntas que o povo faz". Pág. 65
Cardeal Gibbon's em "A Fé de Nossos Pais, 1892, pág. 89".
"Podereis
ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única
linha que autorize a santificação do Domingo. As Escrituras ordenam a
observância religiosa do Sábado".
CATECISMO DA CONVERSÃO:
Perguntas e respostas Peter Giereaman, 1948, página 50:
Qual é o dia do Sábado?
R: É o dia de Sábado.
Porque observamos o Domingo e não o Sábado?
R: Porque a Igreja Católica transferiu a solenidade de Sábado para Domingo.
Enciclopédia Católica, Volume 4, página 153:
A
Igreja depois de trocar o dia de descanso do Sábado dos Judeus, ou o
sétimo dia da semana, para o primeiro dia, fez o terceiro mandamento e
se refere ao Domingo que seja sagrado como o Dia do Senhor.
Karl
Keating um dos mais famosos autores Católicos escreveu sobre
fundamentalismo e Protestantismo no livro CATOLICISMO e FUNDAMENTALISMO,
1988, página 38; Veja abaixo:
...os
fundamentalistas se reúnem para adorar no Domingo. No entanto ainda não
existe evidências na Bíblia que a adoração conjunta deveria ser aos
Domingos. O Sábado judeu, dia de descanso, era, naturalmente no Sábado.
Foi a Igreja Católica que decidiu que o Domingo deveria ser o dia de
adoração para os cristãos, em honra da ressurreição.
CATECISMO CONTROVERSO pág. 60, que responde as controvérsias de diversos temas:
P:
Quando os protestantes profanam o trabalho no Sábado, ou no sétimo dia
da semana, eles estão seguindo as escrituras como única regra de fé?
R:
Pelo contrário, eles têm apenas a autoridade da tradição para está
prática. Ao profanar o Sábado, eles violam um dos mandamentos de Deus,
que em seus princípios nunca foi revogado: "Lembra-te do dia de Sábado
para o santificar".
Documento católico chamado "CANONE E TRADIÇÃO, pág. 263" relata o seguinte:
"A
autoridade da Igreja não poderia estar presa à autoridade das
Escrituras, porque a Igreja havia mudado o Sábado para o Domingo, não
por comando de Cristo, mas por sua própia autoridade".
Versículos para reflexão:
(Mateus
15: 8, 9) "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está
longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos
de homens".
(Atos 5: 29) " Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens."
Veja
quem admite o Domingo no cristianismo: Igreja Católica (que o criou),
Igrejas Evangélicas e Espíritas; o Ecumenismo ou união já é uma
realidade entre todas as religiões, até não cristãs, através do papa
João Paulo II o ecumenismo se tornou realidade; e breve virá a Lei
Dominical que será Símbolo e Sinal da união de todas as religiões para a
"paz mundial".
Veja dois trechos da carta do Papa "Dies Domini" de 31 de maio de 1998 que comprovam a futura observância do Domingo:
"27...
De facto, uma perspicaz intuição pastoral sugeriu à Igreja de
cristianizar, aplicando-a ao domingo, a conotação de dia do sol,
expressão esta com que os romanos denominavam este dia e que ainda
aparece em algumas línguas contemporâneas, (29) subtraindo os fiéis às
seduções de cultos que divinizavam o sol e orientando a celebração deste
dia para Cristo...".
67.
Por isso, é natural que os cristãos se esforcem para que, também nas
circunstâncias específicas do nosso tempo, a legislação civil tenha em
conta o seu dever de santificar o domingo. (Dies Domini, João Paulo II,
31 de maio de 1998 - Carta Apostólica).
CONCLUSÃO
Domingo
é um dia pagão dedicado ao falso deus sol, cristianizado pela Igreja
Católica e aceito por suas filhas, as Igrejas Protestantes.